21 de ago. de 2008

Reine sobre mim

Vou dar um tempo na série 'crianças' pra falar deste filme, que assisti novamente ontem. Acho ele ótimo em vários aspectos: um roteiro bem amarrado, bem escrito, atuações brilhantes e uma fotografia, de certa forma, inovadora. Começando pela fotografia, o mérito é mostrar Nova York, já tão explorada no cinema, de um ângulo diferente: por baixo, da altura de visão do patinete que o protagonista usa para se deslocar. No campo atuação, algumas supera.ções marcantes. Esqueçam o Adam Sandler de filmes bobinhos, como aquele idiota que tem um controle remoto. O cara empresta um poder dramático, uma força, impressionante ao seu personagem. O outro, o Don Cheadle, também dá um banho. Saffron Burrows está fantástica no papel de Donna Remar, uma coadjuvante meio perturbada. A trilha sonora, então, dá um banho.

Para não me alongar demais: é uma visão diferente sobre os atentados do 11 de setembro, mostrando o lado de quem ficou e perdeu a família. O Charlie, personagem do Adam Sandler, perdeu mulher, três filhas e até uma poodle, e mergulhou num universo paralelo - de onde não quer sair de jeito nenhum. O reaparecimento do antigo colega o permite voltar ao convívio social, sem ter que tocar no tema doloroso. O bacana que é a história não é especificamente sobre o cara, mas também sobre esse amigo, Alan Johnson (Don), que vive totalmente oprimido pela mulher, família, trabalho, tudo, e acaba transformando esta amizade e seu esforçar para ajudá-lo amigo numa revolução na própria vida.

Tinha muito mais pra falar, mas não quero estragar a surpresa. Assistam. Ah, não pensem, com toda essa descrição, que é um dramão, daqueles pesados, de chorar do começo ao fim. Nada disso, o filme, na verdade, é cheio de cenas engraçadas, muito leve, corre muito bem. Este, para mim, entra pra galeria dos imperdíveis!

P.S.: Um extra meu: o Charlie é tarado por um joguinho de viodeogame chamado "Shadows of the Colossus". Muito tempo depois, achei o jogo - muito bom, por sinal - numa loja e fui ver do que se tratava. O enredo é a história de um guerreiro, num mundo mágico, que faz de tudo, luta com os tais dos colossos, atravessa o mundo e se mata inteiro para tentar trazer de volta à vida sua amada morta. Que tal?
 
Reine sobre mim
reine_sobre_mim Título original: Reign over me
Duração:
124 minutos
Origem:
EUA: 2004
Direção e Roteiro: Mike Binder
Sinopse: Preso na angústia e na solidão depois de perder a família no atentado terrorista de 11 de setembro, Charlie Fineman (Adam Sandler) reencontra por acaso seu antigo colega de quarto dos tempos da faculdade, Alan Johnson (Don Cheadle), e passa a resgatar bons momentos de sua vida. Nas ruas de Nova York, o órfão tenta se recuperar da tragédia durante os encontros com o velho amigo e seu passado esquecido.

2 comentários:

gustavo schwabe disse...

Um filmaço. Daqueles que passam batido se ninguém nos indicar (ou se não tivermos curiosidade e tempo livre pra descobrir "que diabos o Adam Sandler tá fazendo neste filme?").
Além da bela história e das grandes atuações (Don Cheadle é dos grandes atores da atualidade), merece ser conferido pela música do The Who, que dá nome ao filme: Reign Over Me.

Rodrigo Jorge Pereira - Charrão disse...

Filme fala sobre um cara que perdeu a família e ficou totalmente desiquilibrado após tal acontecimento.
No vai-e-vem da vida reencontra seu antigo colega de faculdade, que apesar de todas as dificuldades tentará dar novo sentido a sua vida.
Muito Bom!