18 de set. de 2008

Ágata e a Tempestade

Na seqüencia do “Pão e tulipas”, vamos à outro filme do mesmo diretor, o italiano Sílvio Soldini. Que delícia é este “Ágata e a tempestade”!

Não sei, me parece que o diretor tem uma queda – e um talento – para interpretação da alma feminina. O faz com maestria.

O filme trata, de uma forma muito especial, de pessoas que vivem sua vida pela metade – e o faz por várias alegorias, sinais (uma paraplégica, uma que ama um cara, mas ele é casado, outro que descobre, depois de adulto, que tem um irmão e não é filho de quem pensava ser, e por aí vai). Mas faz tudo isso com muito leveza e humor.

Mais uma vez, o diretor usa e abusa da fotografia, belíssima e extremamente colorida.

Quem já assistiu ao Pão e Tulipas, vai adorar. Quem não assistiu, alugue logo dos dois. Vai gostar ainda mais!!

Título original: Ágata e La Tempesta
Origem/Ano: Itália – Suiça - Inglaterra : 2004
Duração: 118 min
Direção: Silvio Soldini
agatalatempesta Sinopse: Um clima surreal percorre a vida de Ágata (Licia Maglietta, de Pão e Tulipas) uma dona de livraria em Gênova capaz de prescrever livros aos clientes como remédios. Dona de uma intensa energia, não só no sentido abstrato, ela é capaz de literalmente provocar curto-circuitos e queimar lâmpadas de casas e automóveis à sua passagem. Uma personalidade assim candente põe a seus pés homens como Nico, seu namorado 13 anos mais jovem do que ela, e também o irmão gêmeo dele, o que provoca algumas confusões. O clima de perplexidade se completa quando Ágata descobre que Gustavo, que sempre pensou que era seu irmão, na verdade é irmão de outra pessoa, o vendedor-viajante Romeo. Neste clima de ambigüidade e redescoberta de tudo, Ágata põe à prova seus conceitos e sua atitude diante da vida.

0 comentários: