16 de set. de 2008

Feliz Natal

Ótimo filme. Quando um tenor alemão é convocado para lutar na guerra, sua namorada, também cantora de ópera, faz de tudo para vê-lo na noite de natal, no front conflagrado, onde estão também os fronts dos franceses e dos escoseces – os três lutando entre si. Quando se juntam, tentam, com sua arma mais poderoso, trazer algum alento aos soldados: cantam, uma música de natal, à capela, belíssima.

É a música que desperta uma fagulha de humanidade, que rapidamente se incendeia, transformando aquela noite numa grande festa, onde cada um deles troca presentes, impressões e experiências. E acabam, de certa forma, criando laços mais fortes e compreendendo a estupidez da guerra.

Além disso, ficam latentes as diferenças culturais entre estes povos, em algumas cenas engraçadíssimas. Mas tudo isso – as diferenças culturais e a guerra – pode ser superado.

Li em algum lugar que é uma história real. Se foi mesmo, melhor ainda – são as melhores. Mas mesmo se não, é uma grande história.

feliz-natal-poster Título Original: Joyeux Noël
Duração: 116 minutos
Origem-Ano: França/Alemanha/ Inglaterra/Romênia : 2005
Direção e roteiro: Christian Carion
Sinopse: Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. É o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.
Site Oficial: www.merrychristmas-themovie.com

0 comentários: