2 de mar. de 2009

Sideways

Este é um filme de 2004, que revi há poucos dias, e que é simplesmente delicioso – quase que literalmente, já que todo o enredo gira em torno do mundo do vinho na Califórnia.

É a história de dois amigos que se reencontram para uma viagem, uma espécie de despedida de solteiro, por pequenas cidades e suas vinícolas, para curtir, relaxar, beber bons vinhos e jogar golfe. Um deles, Miles, é extremamente pessimista, amargurado e cheio de traumas – não consegue publicar seu livro, que escreve há anos,  trabalha como professor e mal consegue se sustentar, foi largado pela mulher e liga pra ela sempre que enche a cara. Já começa o filme roubando uns trocados da mãe… O outro é um fanfarrão, um ator de comerciais à véspera do casório. Quer curtir sua ‘solterice’ até os últimos momentos e, apesar da idade, morre de medo de assumir o compromisso e a vida séria de casado. E nesta trajetória, ambos se deparam com suas angústias, medos e incoerências, que acabam sendo confrontadas, especialmente no encontro com duas mulheres.

Pode, levando em conta esta descrição, parecer chato, mas é o oposto disso. Graças às brilhantes atuações de Paul Giamatti (o atormentado Miles) e Thomas Haden Church (o porra-louca Jack), ao roteiro e direção de Alexander Payne, que fez uma habilidosa adaptação de um livro, o filme ganha frescor, leveza bem dosada e boas pitadas de humor, sem perder a sinceridade.

Além disso, encontrei aqui coisas que prezo muito num filme: belíssima fotografia e cenários fantásticos – daqueles que nos dão vontade de conhecer o lugar, uma boa trilha sonora envolvente, a exposição de tramas humanos tão corriqueiros e ao mesmo tempo tão complexos.

Há alguns diálogos emblemáticos, como aquele em que Miles explica o porque de sua fixação com vinhos pinot noir e a bela resposta de sua interlocutora, que relata as razões de sua paixão pelo vinho. Não vou reproduzir tudo, mas, no finalzinho, depois de contar tudo, ela diz que, além de toda a explicação filosófica de sua paixão, o motivo maior é que, no final das contas, os vinhos são deliciosos.

E acho que dá pra resumir a razão da qualidade deste filme assim: tem um monte de motivos pra ele ser especial, mas acima de tudo ele é delicioso. E perdoem a obviedade, mas não custa a recomendação: este filme se harmoniza perfeitamente com uma boa taça de vinho, claro.

sideways Título original: Sideways
Origem – ano: EUA – 2004
Duração: 123 min.
Direção: Alexander Payne
Roteiro: Rex Pickett, Alexander Payne e Jim Taylor
Sinopse: Escritor fracassado e recentemente divorciado junta-se a um amigo, um ator aposentado, para uma viagem à Califórnia - na região produtora de vinhos. Lá eles discutem suas vidas e os motivos que levaram ao fim de seus relacionamentos.

0 comentários: