5 de dez. de 2008

Vivendo e aprendendo

Este filme me surpreendeu positivamente. Segue uma linha de comédia inteligente americana, bem leve, divertida, apesar de alguns clichês básicos, mas perdoáveis. As atuações estão ótimas, especialmente da Ellen Page (a Juno), que é uma graça, e de Thomas Haden Church, engraçadíssimo – o cara do “Sideways”, outro filme bem bacana. Do núcleo central, o Denis Quaid também é bom e tem a Sarah Jessica Parker, garotinha Sex and the City, que eu particularmente não gosto.

O cara é um professor universítário que se acha o ser mais inteligente da face da terra, extremamente egocêntrico e pedante, e não dá a menor bola pra ninguém. Até que conhece a superloira, eles se apaixonam e o cara começa a mudar suas posturas. Até aí, nada de grandioso. O legal está nos detalhes, nos diálogos bem construídos, na tentativa da menina problema de seguir os passos do pai e, assim, atrair sua atenção, no filho que quer distância do pai e leva sua vida alheio ao conceito de sucesso daquela família, e no louco do irmão adotivo, que bagunça e ao mesmo tempo humaniza todas as relações entre eles.

O que menos me interessou, na história toda, foi o caso de amor entre a Sex Girl e o professor, é o catalisador da mudança na vida dele – e ai está o clichê previsível, mas perdoável.

Se bem que isso é chatolice minha, pegação-de-pé na fórmula das comédias românticas americanas – ando meio traumatizado com uma porcariada que vi esses tempos. Pra quem gosta de um romancezinho divertido, e isso não faz mal a ninguém, é bem legal.

smart-people-poster-quaidVivendo e aprendendo
Título original: Smart People
Origem–ano: EUA – 2008
Duração: 95 minutos
Direção: Noam Murro
Roteiro: Mark Jude Poirier
Sinpose: A difícil relação do professor universitário de inglês viúvo Lawrence Wetherhold com seus filhos James e Vanessa Wetherhold e um irmão adotivo atrapalhado. Inconformado com a morte de sua esposa, o professor se torna uma pessoa depressiva e amarga, mas encontra em Janet a possibilidade de uma novo amor.

0 comentários: