22 de nov. de 2008

A vida é um sopro

Na mesma balada do Vinícius, seguimos para outro filme sobre os homens eternos, este com o centenário Oscar Niemeyer.

Documentário lindo, sobre um cara que foi, antes de qualquer coisa, coerente. Coerente com o que acredita, com sua história, sua arte, seu tempo. E até hoje está aí, dando aula, dando show…

Só tem uma coisinha que eu queria contar. O filme do Vinícius termina com uma brincadeirinha, onde estão Chico Buarque, Toquinho e Carlinhos Lyra. Eles lembram que, certa vez, perguntaram ao Vinícius como ele queria ser quando reencarnasse. O poeta contou que queria ser igualzinho, do jeintinho que veio… Só com o pau um pouquinho maior…

Já o documentário do Niemeyer termina com uma resposta no mesmo nível. Depois de falar de arquitetura, arte, política, Brasil e mundo, perguntam à ele o que lhe dá prazer hoje, o que vale na passagem dessa vida, que é um sopro, e ele responde: o importante é mulher, o resto é brincadeira…

Uma lição do filme – se é que estou à altura de interpretar alguma: você só se torna gigante quando aprecia o que está mais perto de ti, o que é mais simples, o que verdadeiramente vale a pena. Tem que ser - e saber  que é - pequeno, minúsculo. Todo resto é brincadeira…

De novo: assistam e apaixonem-se.

oscar

Duração: 90 minutos
Origem/Ano: Brasil : 2007
Direção: Fabiano Maciel
Roteiro: Fabiano Maciel
Sinopse: A história de Oscar Niemeyer, um dos mais influentes arquitetos brasileiros no século XX. Mostra como Niemeyer revolucionou a Arquitetura Moderna com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de uso do concreto armado, além de seus pensamentos sobre a vida e o ideal de uma sociedade mais justa.

0 comentários: