5 de ago. de 2008

Valentin

O Valentin é fantástico. Como a capa do DVD não chama muita atenção, me arrisquei na dica do menino da locadora e tive uma grata surpresa. O filme se passa no período da ditadura militar argentina – mas, atentem, este não é o tema, é só pra se situar e entender algumas coisas do filme. A história é de um menino de 8 anos, estrábico – lindo! – com uma imaginação gigantesca, e que sofre profundamente suas angústias infantis. Ele é criado pela avó, o pai o visita muito pouco e lhe dá ainda menos atenção, além de ambos falarem muito mal da mãe que o abandonou. Fotografia, música, atuação, tudo é impecável neste filme. Destaque especial para a narrativa, em off, do filme, toda feita pelo menino. Tudo muito bem dosado, com muito humor e sensibilidade. Sem estragar a surpresa, mas há uma cena muito triste em que ele conta que, às vezes, brinco consigo mesmo dizendo que, se contar até mil, a mãe dele vai chegar. Ele conta, conta, conta, e ela não chega...

Já indiquei esse filme pra um monte de gente e a opinião tem variado bastante: de um másculo “porra, quase chorei” à um feminino “eu quero adotar o Valentin”. Imperdível.

Valentin 
valentin Título Original: Valentin
Origem: Argentina/2005
Diretor: Alejandro Agresti
Duração: 83 minutos
Sinopse: Vencedor do Audience Award no Newport International Film Festival, do Golden Calf Award no Nederland Film Festival e outros importantes prêmios, Valentin é a visão encantadora do escritor e diretor Alejandro Agresti sobre o mundo que envolve um encantador e precoce garotinho de 8 anos de idade. Com pais ausentes e um ambiente familiar conturbado, Valentin é uma criança encantadora e imaginativa, cujo maior sonho é ser uma criança comum, com uma família de verdade. Enquanto ele tenta consertar as falhas em seu mundo, ele será capaz de trazer alegria, sabedoria, e até mesmo romance aos adultos que o cercam. Valentin é um filme divertido, emocionante e irresistível, que convida cada um a ver a vida com outros olhos.

0 comentários: