9 de set. de 2008

Chega de Saudade

Já que começamos, sigo na trilha dos filmes sonoros. Este é o segundo filme de Laís Bodanzky, diretora do "Bicho de Sete Cabeças", que é outro filmaço. Mas este é totalmente diferente, outra história, outro clima, outro foco, enfim, outro filme.

A história se desenrola inteiramente durante um dia, dentro de um salão de bailes em São Paulo, daqueles pra terceira idade - o clube se chama, na verdade, União Fraterna – e aqui virou Chega de Saudade, uma referência ao apelido desses bailinhos, os bailes da saudade.

Pra começar, a trilha sonora é fruto de uma pesquisa muito ampla, passeando por todos os estilos - os dançantes, obviamente, como salsa, bolero, samba de gafieira, tango e por aí vai. Além disso, tem a Elza Soares cantando (ela se apresenta no clube), simplesmente deslumbrante. Além disso, o roteiro é ótimo, também fruto de pesquisa nesse universo dos bailes. Tem também um elenco fantástico – tanto o de atores como o de figurantes.

Nesta história dos figurantes, vale um destaque: a diretora os chamava de elenco de apoio, tal a importância deles na construção do filme. São todos freqüentadores dos bailes, ou seja, meia idade e idosos, e que se misturaram e interagiram perfeitamente com o apoio, e deram um banho. Pra se ter uma idéia, o figurino de todos era real, ou seja, as roupas que eles usam para ir aos bailes. Uma figura mais interessante que a outra.

Vou me alongar um pouco mais. Tenho que falar da fotografia. O diretor, Walter Carvalho teve total liberdade na criação de seus planos de câmera, o que foi bem complicado, pois eles filmavam dentro de um salão de verdade, e esta era a única solução. E daí alguém pode perguntar como um filme que só tem um cenário, e este é um clube meio pé-sujo, pode ter uma bela fotografia? Pois tem, belíssima. Poética. Como as histórias daquela turma toda. Assistam os extras do filme quando alugarem para entender melhor – tem até mini-aula de dança!!! E olhem o site também, que é bem bacana.

O filme é cheio de vida, de sentimento, de história e de música, claro. Me peguei enxergando naquelas pessoas algumas que conheço, e torcendo para que outras tantas cheguem lá. E isso não é falácia, não, dicurso fácil, e está aí outra grande virtude do filme.

Além de tudo isso, juro que deu vontade de atender os pedidos da patroa e fazer dança de salão, além, é claro, de comprar um daqueles sapatos preto-e-branco...

chegadesaudade_01Origem-Ano: Brasil - 2008
Gênero: Drama
Duração: 92 minutos
Direção e roteiro: Laís Bodanzky
Fotografia: Walter Carvalho
Site Oficial: 
www.chegadesaudadeofilme.com.br
Sinopse: A história acontece em uma noite de baile, em um clube de dança em São Paulo, acompanhando os dramas e alegrias de cinco núcleos de personagens freqüentadores do baile. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último freqüentador desce a escada. Mesclando comédia e drama, Chega de Saudade aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança.

0 comentários: