4 de set. de 2008

Once, again

Assisti ontem com a Ju ao “Apenas uma vez”, do diretor irlandês John Carney. Eu já tinha assistido na semana passada e topei ver de novo, de tanto que gostei.

Explico. O filme é despretensioso, honesto, simples, bonito e tem uma trilha sonora maravilhosa – aliás, uma das canções, Falling Slowly, ganhou o Oscar de melhor canção original este ano (ouça aqui). A idéia do diretor e roteirista era bem simples: um músico de rua, em Dublin, na Irlanda, desiludido no amor, conhece uma imigrante checa, que canta e toca piano, eles se curtem, não ficam juntos, nem se beijam, nada, e se ajudam. Ponto final. E no meio disso tudo, música. Mas a música faz a costura perfeita, inclusive de enredo, da história toda. E fica ótimo.

Tem alguns detalhes interessantes. Os enquadramentos são meio bagunçados, às vezes distantes – há momentos em que passa uma penca de gente na frente da câmera. Parece vídeo caseiro. Como o diretor queria um filme sobre música, preferiu escolher músicos que pudessem atuar à atores que soubessem cantar. E a distância das câmeras é para deixá-los mais à vontade, sem tanta pressão. Para se ter uma idéia, o filme foi rodado em apenas três semanas, com orçamento de US$ 70 mil. Para quem conhece um pouquinho dos custos de um filme, tem noção que foi muito, muito pouco. Mais uma vez, escolha do diretor, pois não queria pressão de tempo, de responsabilidades, de nada. Queria um filme íntimo. E para isso escolheu um amigo, Glen Hansard, que sugeriu sua amiga, Markéta Irglová. E ambos se saem muito bem intrerpretando eles mesmos. Curiosidade: o diretor conheceu Glen quando foi admitido para ser baixista de sua banda, The Frames.

Sei dizer que é daqueles filmes que a gente torce para não acabar, para que dure um pouco mais, para que tudo dê certo. E não dá pra não lembrar do Vinícius, que dizia que a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida…

Onceposter Título original: Once
País/ano: Irlanda 2006
Duração: 88 min
Direção: John Carney
Site: www.foxsearchlight.com/once
Sinopse: Ele é um talentoso músico, que ganha a vida com seu violão nas ruas de Dublin e ajuda o pai em uma loja de aspiradores de pó. Ela é tcheca que anda pelas mesmas ruas, vendendo rosas para sustentar sua família e tem como hobby o piano. O acaso fez com eles se encontrassem e a paixão pela música fará com que eles vivam uma experiência inesquecível. Uma linda história de amor embalada por músicas que traduzem os caminhos do coração. Um musical dos dias atuais.

1 comentários:

gustavo schwabe disse...

Um dos melhores filmes do ano!

É um musical diferente, sem aquelas ceninhas coreografadas. Mas toda a história é contada através das músicas. Filmado em Dublin sempre em cenários reais, no meio de pessoas reais, sem cenografia e com a câmera no ombro (como bem reparou o Fábio).

O cantor/ator Glen Hansard a princípio não queria participar. Ele já tivera uma experiência como ator em The Commitments, do Alan Parker, e não gostou (um dos meus filmes preferidos, infelizmente nunca foi lançado em DVD no Brasil).

Então aceitou apenas o convite pra compor as músicas que serviriam de base pro roteiro. Mas o resultado foi tão bom que ele não resistiu e assumiu o papel. Melhor pro filme.

Logo depois do filme, eu e a Nina corremos pa baixar as músicas e acabamos conhecendo a banda dele: The Frames. Muito legal, fica a dica.

Uma curiosidade: repararam nos nomes dos personagens?