12 de set. de 2008

Maria cheia de graça

Este é um filme muito bacana, que eu já queria ter postado aqui há mais tempo. O filme é rodado parte na Colômbia, parte nos EUA, mas na verdade é uma produção da HBO (ainda bem que os atores hispanos falam espanhol mesmo, e não aquele inglês tosco com sotaque que americano adora colocar. Desculpem a palavra, mas quando fazem isso cagam completamente o filme. Tem um outro filme sobre a vida de Goya, vi num trailler, que eu nem quero ver, pois é todo falado em inglês. Goya em inglês não dá… Mas depois posto um sobre o Goya bem legal, espanhol mesmo).

A história é velha conhecida: a menina pobre, que cai em tentação com a proposta de ganhar dinheiro sendo mula, carregando cocaína dentro do corpo para os EUA, e assim fugir da vidinha sem perspectivas que leva.

Os atores, e em especial a protagonista, Catalina Sandino, estão muito bem e emprestam muito realismo ao filme. Apesar de ser contada por um americano, a história não fica carregada demais, ou por outra, mais carregada do que já é. Algumas cenas são chocantes, como a que Maria engole as ‘cápsulas’ recheadas de cocaína.

Sem dúvida uma grande história, muito bem contada. Ah, notem o poster do filme. Lindo, não?

mariacheia Título original: Maria, Llena eres de Gracia
Origem-Ano: Colômbia-Estados Unidos – 2004
Duração: 110 min.
Diretor: Joshua Marston
Elenco: Catalina Sandino Moreno, Yenny Paola Vega, Guilied Lopez
Sinopse: Maria é uma jovem corajosa, rebelde e cheia de vida. Mas como muitos em seu país, ela vive numa condição de miséria e exploração. Seu trabalho é tirar espinhos de rosas para exportação e através dele ela precisa sustentar sua família sozinha. Morando em uma vila antiga e em uma casa pequena ela acaba ficando grávida de um namorado que não ama. Com apenas 17 anos, Maria não consegue enxergar seu futuro. Num rompante de ousadia, ela desafia o mundo em que vive mas ao qual não pertence, e se embrenha numa aventura perigosa. Maria Cheia de Graça mostra com uma honestidade desconcertante “o outro lado da moeda do sonho americano” e o que pessoas como Maria fazem para tentar resgatar sua dignidade e conquistar seus sonhos.

0 comentários: