11 de mai. de 2009

Salvador

Quem gosta de filmes históricos, em especial sobre os períodos de ditadura militar em todo mundo – e eu gosto bastante, sabe que este é um gênero em que os brasileiros se especializaram. Saíram por aqui uma série de títulos bem interessantes, como “Batismo de Sangue”, “Zuzu Angel”, “Quase dois irmãos”, “O que é isso, companheiro?”, “Lamarca”, só pra citar alguns que me lembro de cabeça.

Em “Salvador”, a ditadura da vez é a espanhola, sob o comando do Generalíssimo Franco, e o filme conta a história de um jovem, Salvador, que não aceita as imposições do regime e resolve pegar em armas na luta por seus ideais.

Até aí, sem grandes novidades, o enredo é bem conhecido de todos nós. Militância, assaltos à banco, etc. Confesso que até esse ponto, fiquei um pouco entediado, achei um tanto arrastado.

Até o momento em que ele é preso e condenado à morte por um tribunal militar. A partir daí, acompanhar a agonia do condenado à espera da morte, a luta dos advogados em busca de um perdão, a situação da família, enfim, a trama toda vai nos envolvendo de maneira angustiante.

Só pra explicar melhor: na verdade, o filme começa com a sua prisão e, na captura, ao tentar fugir, rola um tiroteiro, em que Salvador é baleado e um policial é morto. A história passada vai sendo por ele, em conversas com o advogado na cadeia, até o momento da prisão, quando começa a parte angustiante.

Gostei muito de uma série de coisas, como o relacionamento que ele desenvolve com o policial dentro da cadeia – os diálogos entre eles são bem interessantes, a relação dele com o pai, enfim. Mas, repito, o que mais me impressionou foi a capacidade do filme, com a interpretação singela do ator, de nos envolver sentimentalmente. Coisa rara hoje em dia…

Trata-se de uma história real, e a família até hoje pede uma revisão do processo. Mais não conto. Por fim – e sei que isso vai soar completamente batido e anacrônico, mas fazer o que… – acho que sempre vale a pena conheceros melhor como era viver sob um regime ditatorial, só pra valorizarmos nossa pouca liberdade e não corrermos o risco de qualquer retrocesso.

salvador-2006-poster02 Título Original: Salvador
Duração: 134 minutos
Origem-Ano: Inglaterra – Espanha : 2006
Direção: Manuel Huerga
Roteiro: Lluís Arcarazo, baseado em livro de Francesco Escribano
Sinopse: A história real do militante, assaltante de bancos e anarquista Salvador Puig Antich (Daniel Brühl), integrante do grupo Movimiento Ibérico de Liberación, cuja execução em 1974, a última realizada na Espanha com o método do garrote, instalou uma polêmica que ajudou a decretar o fim da ditadura franquista e o retorno da democracia ao país.

0 comentários: