15 de set. de 2008

Lugares comuns

Este é um filme muito interessante, além de bonito. O professor é um daqueles idealistas incorrigíveis, mas que vive de acordo com suas crenças e ideologias, mesmo que isto signifique atritos com sua família e amigos, além de problemas na vida profissional.

A narração em off feita por ele mesmo é fantástica. Uma das primeiras cenas, quando ele faz seu discurso de despedida dos alunos, é belíssima, um libelo em favor da liberdade, da arte e da coerência.

No desenrolar da história, ele vai revendo e reavaliando seus conceitos, se confessando pro diário que escreve. O filme não tem a intenção de dar lição de moral à ninguém, e nem deixa claro de que lado está a razão, apesar de a história ser contada pelo próprio professor. Você pensa, às vezes, que ele é só mais um louco, um sonhador.

Mas o que seria deste mundo sem eles, estes loucos maravilhosos? Além de tudo, aquela fazenda onde ele vai plantar lavanda é linda, meu sonho de vida. Já tô de olho num pedacinho de terra em São Joaquim…

lugares-comuns-poster02 Título Original: Lugares Comunes
Duração: 110 minutos
Origem-Ano: Espanha - 2002
Direção: Adolfo Aristarain
Roteiro: Adolfo Aristarain e Kathy Saavedra, baseado em livro de Lorenzo F. Aristarain
Sinopse: A vida do professor universitário argentino Fernando Robles muda depois que ele é obrigado - por decreto - a se aposentar. Ao lado de sua mulher Liliana - com quem faz um casal apaixonado e dedicado - viaja à Espanha para visitar o filho. Eles se amam, se respeitam e são fiéis um ao outro, e nunca se cansam de estar a sós, somente os dois. Na volta, assustados com o custo de vida de Buenos Aires, Fernando e Liliana procuram novas ocupações mudando-se para uma fazenda onde pensam em plantar lavanda. Como num tango saudoso, Fernando sonha com dias melhores enquanto passa sua vida a limpo no diário que escreve diariamente.

0 comentários: